O que você anda lendo? Quer conhecer novos autores?
A proposta de segmentação de  redes sociais para diversos clusters não é algo novo. Redes como Follw it, para amantes de cinema e séries de TV, Salam World, para jovens mulçumanos, e até a Little Monsters, para fãs da Lady Gaga, estão surgindo em uma gigante proporção pois as pessoas querem estar perto de semelhantes e compartilhar suas ideias, dúvidas e informações. A proposta do Skoob não é diferente.


O sistema permite que o usuário, cadastrado ou não, acesse todo o acervo literário. A consulta é livre; funciona como um banco de dados de literatura. Quando o usuário passa a ser um Skoober, um perfil literário é gerado, sendo possível adicionar livros já lidos, desejados, metas de leitura, curtir autores e resenhar. Criado em 2009 pelo programador brasileiro Lindenberg Moreira, a  rede social é aberta e colaborativa: se o livro não for encontrado dentre os mais de 250 mil já publicados, é possível cadastrá-lo, indicando capa, número de páginas e ISBN.

 

Atualmente, conquista aproximadamente 667 mil usuários que trocam sugestões de leitura, organizam reuniões em livrarias, discutem o futuro de suas sagas e descobrem novos autores. O cadastro pode ser feito via Facebook e a estante virtual pode ser vista por amigos de outras redes.

Através de ferramentas simples como a Meta de Leitura, é possível marcar os livros que se deseja ler durante o ano. O Skoob vai indicando a média de páginas lidas por dia bem como sua velocidade. Acredito que o mais fascinante do Skoob é o paginômetro, ferramenta que indica o número de páginas já lidas pelo Skoober (no cadastro  de cada livro se indica o número de páginas). Ao se tornar um usuário Plus – sem custo adicional nenhum -, é possível trocar livros com outros usuários. Já durante a leitura, é possível avaliar o desempenho em tempo real e discutir através dos mais de 2900 grupos literários. A estante, muito bem distribuída, separa os livros em desejados, favoritos e avaliados, além de poder indicar que o usuário o tem, troca, emprestou ou quer tê-lo. Através da aba “Cortesias” as editoras podem realizar sorteios pela rede social impulsionando a visibilidade de novos livros e novos autores

Veja o video sobre o SKOOB

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XEN0jwxO0uQ