Essa é uma dúvida épica e divide opiniões de muitos profissionais. Analisar estes dois programas é um tarefa bem complexa, devido à preferência de cada usuário e à diversidade de ferramentas.

No Brasil, o Corel Draw possui mais usuários que o Illustrator, diferente dos Estados Unidos, onde o Illustrator é líder do mercado de softwares para desenho vetorial.

Devido ao grande número de usuários e ao preço mais acessível do software, a maioria das gráficas utiliza como principal programa vetorial o Corel Draw e consequentemente o padrão de arquivos que predomina é o CDR. Mas algumas gráficas conseguem abrir em AI, ou ainda em PDF, que são aceitos nos dois programas.

Para uma aprendizagem rápida, o Corel Draw é o software mais fácil e intuitivo, mas sua quantidade de efeitos e ferramentas é limitada. Já o Illustrator, apesar de mais demorado e difícil de aprender, possibilita a execução de tarefas mais complexas.

Por fim, tanto o Corel quanto o Illustrator são ótimas ferramentas para publicitários, designers e outros profissionais, escolhidas a partir da necessidade de cada um. A maior diferença é notada quando há a necessidade de recursos mais avançados: o Illustrator tem mais ferramentas e efeitos, roda tanto no Mac quanto em Windows e tem maior compatibilidade com todos os outros softwares da Adobe.