Nos últimos anos foi registrado um aumento na criação de pequenas empresas. São mais de 95% do total de empresas no Brasil, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sendo que 8% está na região Centro-Oeste, os proprietários na maioria são homens de até 35 anos. Porém, em menos dois anos 24% das empresas fecharam as portas.
Um dos motivos é o não investimento em publicidade, como diz aquele velho ditado “quem não é visto, não é lembrado”. Mas a publicidade assusta os microempresários? Sim, a maioria, segundo Cláudio Cordeiro que é publicitário há 25 anos, ele ressalta que a empresa tem que, pelo menos, ouvir a proposta de engajamento de uma agência.
“Acredito simplesmente que é por falta de informação. Naturalmente todo empresário quer economizar, em tudo, e acaba esquecendo-se de fazer o dever de casa, ou se dar até mesmo a chance de atender um publicitário”.
Este receio vem mais pelo faturamento, pois as micro e pequenas empresas chegam a ter um lucro anual de 60 a 360 mil, dependendo do seu ramo, segundo o Sebrae. De acordo com Cláudio Cordeiro, a publicidade é um investimento de curto e longo prazo. “Existe investimento de todos os tamanhos e o correto é começar com planejamento que se enquadre na realidade atual e com resultados obtidos e ir aumentando gradativamente os investimentos”.
“A primeira coisa a se fazer é se enxergar como uma empresa e nessa visão, planejar. Para esse planejamento você pode contar com a ajuda de uma agência que traçará estratégia de acordo com a sua budget”, explica o publicitário.
Os investimentos são das duas partes, tanto da agência quanto da empresa, esta com o interesse em divulgar a sua marca, e a outra em colocar toda a equipe para trabalhar. “As agências podem se recusar a atender empresas de qualquer tamanho, pois tudo dependerá do perfil da agência, do cliente e principalmente se este trará resultados. As agências nada mais são do que empresas e têm que ser enxergadas como tal”, enfatiza.
No começo os empresários pensam que o seu negócio se fará no boca a boca, mas tudo isso dependerá de como você irá administrar, pois a propaganda começa dentro da empresa. “A propaganda boca a boca é a mais antiga, a mais usada e a mais cara, pois para que alguém possa falar bem do seu comércio, além de todos os atributos necessários de uma empresa, essa pessoa tem que se lembrar e estar a fim de levar adiante, então a probabilidade passa a ser remota, em relação a uma veiculação de massa”, segundo Cláudio.