7 ideias para fazer um bom varejo.  Além dos benefícios, invista em relacionamentos. 

A comunicação multiplataforma está presente em todos os setores, do econômico ao religioso.

O termo propaganda deriva do latim “propagare”, traduzindo: propagar. É um conjunto de conteúdos persuasivos destinados a influenciar opiniões, sentimentos e atividades. Se você tem redes sociais, ouve rádio e até mesmo conversa com amigos ou assisti TV, será atingido pela comunicação multiplataforma.

As comunicações mais comuns são a institucional que não se refere ao produto, mas a empresa, marca ou instituição. E a de varejo que é o produto, ou seja, apelo de venda.

E o que irá fazer o público se interessar pelo seu produto?

Não há “fórmula pronta” para fazer uma campanha de sucesso. Mas, existe alguns “quesitos simples” que são capazes deixar sua comunicação mais atrativa.

 

  1. Ofereça mais motivos para as pessoas quererem seu produto. Risadas, “zoeiras”, animação… Tudo com bom senso. O humor sempre vence! As redes sociais estão aí. Crie!
  1. Busque mais diferenciais além do preço. Você nunca vai poder “bater-contra” os gigantes. É melhor ser um pequeno e delicioso restaurante do que um fast food de baixa qualidade.
  1. Na vitrine, menos é mais! Chega de encher de penduricalhos! Dê valor ao que o público quer ver, como o preço bem visível e mercadorias de qualidade.
  1. Ajude o cliente a se ver com o produto, mostre soluções, deixe-o curioso, dê informações. INVISTA EM RELACIONAMENTOS. O famoso inacreditável pode ser substituído por um: venha conhecer, ou, que tal tomar um cafezinho com a gente? Crie um stand para pessoas usarem seus produtos. Deixa-as a vontade. Ofereça motivos para elas permanecerem na sua loja. Um videogame, TV, divirta as crianças, ofereça entretenimento.
  1. Crie proximidade. Chame o cliente pelo nome, ofereça uma amostra grátis, uma cervejinha, um churrasco aos sábados, uma mesa de sinuca. Faça comunicação personalizada. Ela funciona!
  1. Além de uma boa trilha, aposte nas assinaturas sonoras. Sabe a musiquinha da Coca? Ou “Sorpan, pan, pan, pan…” Elas funcionam!  Nas redes sociais você pode fazer vídeos e impulsioná-los com menos de 100 reais. E linkar o vídeo com um jingle ou spot de rádio. É tudo uma questão de estratégia.
  1. Invista em comunicação multiplataforma, ou seja, é uma propaganda executada em várias plataformas de mídia. É o rádio, TV e o digital que se conectam ao público em múltiplos os canais. É unir as ações de comunicação para fortalecer o relacionamento com a sua marca.

Não importa a verba que a sua empresa tenha para fazer propaganda. Se for resultado que você espera é necessário chegar até o seu target. Afinal, hoje em dia, a montanha vai até Maomé em multiplataforma. Ou melhor: é o bom relacionamento que fideliza seu cliente. Boas vendas! E ótimos relacionamentos!

 

Cláudio Cordeiro

Publicitário, Consultor Politico, Advogado e Membro da ABCOP, Sinapro/MT, Alap e Fenapro