http://http://www.folhamax.com.br/opiniao/7-ideias-para-fazer-um-bom-varejo/114137
Cláudio Cordeiro
7 ideias para fazer um bom varejo. Além dos benefícios, invista em relacionamentos.
A comunicação multiplataforma está presente em todos os setores, do econômico ao religioso.
O termo propaganda deriva do latim “propagare”, traduzindo: propagar. É um conjunto de conteúdos persuasivos destinados a influenciar opiniões, sentimentos e atividades. Se você tem redes sociais, ouve rádio e até mesmo conversa com amigos ou assisti TV, será atingido pela comunicação multiplataforma.
As comunicações mais comuns são a institucional que não se refere ao produto, mas a empresa, marca ou instituição. E a de varejo que é o produto, ou seja, apelo de venda.
E o que irá fazer o público se interessar pelo seu produto?
Não há “fórmula pronta” para fazer uma campanha de sucesso. Mas, existe alguns “quesitos simples” que são capazes deixar sua comunicação mais atrativa.
1- Ofereça mais motivos para as pessoas quererem seu produto. Risadas, “zoeiras”, animação… Tudo com bom senso. O humor sempre vence! As redes sociais estão aí. Crie!
2- Busque mais diferenciais além do preço. Você nunca vai poder “bater-contra” os gigantes. É melhor ser um pequeno e delicioso restaurante do que um fast food de baixa qualidade.
3- Na vitrine, menos é mais! Chega de encher de penduricalhos! Dê valor ao que o público quer ver, como o preço bem visível e mercadorias de qualidade.
4- Ajude o cliente a se ver com o produto, mostre soluções, deixe-o curioso, dê informações. INVISTA EM RELACIONAMENTOS. O famoso inacreditável pode ser substituído por um: venha conhecer, ou, que tal tomar um cafezinho com a gente? Crie um stand para pessoas usarem seus produtos. Deixa-as a vontade. Ofereça motivos para elas permanecerem na sua loja. Um videogame, TV, divirta as crianças, ofereça entretenimento.
5- Crie proximidade. Chame o cliente pelo nome, ofereça uma amostra grátis, uma cervejinha, um churrasco aos sábados, uma mesa de sinuca. Faça comunicação personalizada. Ela funciona!
6- Além de uma boa trilha, aposte nas assinaturas sonoras. Sabe a musiquinha da Coca? Ou “Sor Pan Pan Pan….” Elas funcionam! Nas redes sociais você pode fazer vídeos e impulsioná-los com menos de 100 reais. E linkar o vídeo com um jingle ou spot de rádio. É tudo uma questão de estratégia.
7- Invista em comunicação multiplataforma, ou seja, é uma propaganda executada em várias plataformas de mídia. É o rádio, TV e o digital que se conectam ao público em múltiplos os canais. É unir as ações de comunicação para fortalecer o relacionamento com a sua marca.
Não importa a verba que a sua empresa tenha para fazer propaganda. Se for resultado que você espera é necessário chegar até o seu target. Afinal, hoje em dia, a montanha vai até Maomé em multiplataforma. Ou melhor: é o bom relacionamento que fideliza seu cliente. Boas vendas! E ótimos relacionamentos!
Cláudio Cordeiro
Publicitário, Consultor Politico, CEO da agência Gonçalves Cordeiro Comunicação Multiplataforma, Advogado e Membro da ABCOP, Sinapro/MT, Alap e Fenapro.