A importância da Associação Latino- americana de Publicidade – ALAP

Sem representatividade não há identidade, direitos e questionamentos. A Associação Latino-americana de Publicidade – ALAP é uma entidade sem fins lucrativos que congrega agências de Comunicação, Digital e de Design. Além de comunicadores com atuação em países da América Latina e nações de língua portuguesa e espanhola.  A ALAP tem por finalidade o desenvolvimento, profissionalização e intercâmbio de informações com experiências do mercado da indústria da publicidade latino-americana. Uma entidade com foco no na integração, promoção e amplitude das ações de comunicação publicitária.

 

Além disso, a ALAP tem por objetivos:

  • Associar agências de comunicação, digital e de design; e comunicadores;
  • Promover seminários, fórum, congressos, convenções, jornadas, workshops, exposições, feiras, eventos artísticos e esportivos e culturais;
  • Implantar e desenvolver um sistema de certificação de depósito de comprovação da anterioridade da ideia publicitária de pessoas físicas e jurídicas, através do seu projeto Bancomark – banco de comunicação e marketing;
  • Divulgar e propugnar a integração latino-americana da atividade publicitária;
  • Desenvolver esforços pela compatibilização de leis, códigos de ética, normas-padrão e de autorregulamentação;
  • Manter troca de informações com entidades congêneres e de profissionais da América Latina e de países de idiomas português e espanhol; recomendar a utilização de uma tabela de preços referenciais dos serviços internos das agências de publicidade;
  • Cooperar com o poder público e autoridades de cada país em assuntos de interesse educativo, técnico e profissional.

 

Uma associação que vai muito além do território nacional, englobando países, nações e ideias que fazem a diferença entre mercados é uma confraternização de objetivos.  Sua importância é massiva e decisiva na defesa, representatividade, união e criatividade.  Além disso, os associados da ALAP podem contar com o apoio do Bancomark – Banco de Comunicação e Marketing, um serviço online criado em junho de 2013 para a proteção de manifestações intelectuais. É um banco de acesso global que permite o depósito e a certificação de expressões de antecipação de ideias pelos seus usuários cadastrados.

 

Fundada em 1983 a ALAP tem por finalidade a troca de informações e experiências entre mercados, além do estudo de seus problemas comuns e o posicionamento institucional, a promoção das melhores práticas e o desenvolvimento de instrumentos que valorizem a manifestação criativa, sempre objetivando o aperfeiçoamento técnico e humano da indústria da comunicação. Constituída por agências de publicidade, fornecedores de serviços e veículos de comunicação, anunciantes e seus respectivos gestores e profissionais.

 

A ALAP tem sede permanente no Brasil, no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.  Porém, seus representantes são de diversas regiões do país, aqui em Mato Grosso o publicitário Cláudio Cordeiro integra a ALAP, sendo eleito como Conselheiro Administrativo. É a publicidade mato-grossense com mais representatividade e respaldo nacional.