Estudo da Medialogue Digital avaliou a presença de 20 entre os maiores escritórios de advocacia no Facebook. Confira os principais resultados baixando a pesquisa completa aqui.

 

Por Gabriel Attuy

O interesse de examinar o segmento dos escritórios de advocacia e sua atuação no Facebook partiu da constatação de que as bancas brasileiras dariam mais importância às redes sociais do que americanos e ingleses. De fato, segundo as métricas mais usadas, as principais firmas brasileiras batem alguns dos maiores escritórios do mundo no Facebook. Para a comparação, usamos os números de DLA Piper, Clifford Chance e Linklaters.

No fundo, ninguém tem muita coisa da qual se gabar. Tantos em números absolutos como relativos de fãs e engajamento, os escritórios, sejam os daqui ou os de lá, exibem performances bastante modestas. Ou seja, as páginas dos escritórios de advocacia no Facebook são visitados por poucas pessoas e, dessas, uma fração muito pequena participa da conversa fazendo comentários, compartilhando ou dando os famosos likes. Apenas quatro dos 20 escritórios analisados no Facebook postam diariamente. Pelo critério de engajamento, também são apenas quatro os que conseguem 1% ou mais. Quanto ao número de likes por post, apenas seis escritórios receberam em média mais do que 50. Todos os números referem-se ao mês de junho de 2017.

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Números dos escritórios de advocacia no Facebook - Medialogue Digital

Escritórios de advocacia estrangeiros tem presença segmentada no Facebook

Vistos isoladamente, desconsiderada a estratégia de cada um, esses números têm pouco a dizer. Os escritórios americanos e ingleses têm sua presença social fragmentadas em vários canais organizados por assunto e região. Teoricamente, optam por comunidades pequenas e bem segmentadas, o que parece ser bem interessante. Entre os brasileiros, pode-se ver com clareza que a pauta de discussão é bastante variada, embora alguns poucos assuntos carregam grande parte da audiência.

Entre os posts mais bem sucedidos em termos de audiência e engajamento feitos nos mês de junho de 2017 pelos escritórios analisados pelo menos três tratavam diretamente de questões de gênero, vagas para estágio e informações relacionadas e programas alumni. Outra parte importante dos posts que tiveram maior audiência trataram do anúncio de novos sócios e premiações. Grosseiramente falando, poderíamos dizer que tais canais sociais são pontos de encontro para conversas sociais entre o próprio pessoal do escritório. Ou seja, pelo menos no mês analisado, os clientes não foram os principais objetivos.

Como já dissemos, essa pequena análise dos escritórios de advocacia no Facebook é despretensiosa. Mas queremos contribuir mostrando alguns indicadores e levantando alguns pontos a respeito dos quais vale a pena ter um olhar cuidadoso. O sucesso da presença social de uma empresa nas redes sociais não se pode medir por likes, mas por sua capacidade de definir e alcançar seus objetivos.

Deixamos, finalmente, nossa pergunta: o que vocês esperam conseguir no Facebook?

Para fazer download da pesquisa completa clique aqui.

03/07/2017 em Estudos de caso, Gabriel Attuy, Pesquisa, Redes sociais, Reputação digital

Fonte: http://www.medialogue.com.br