Para auxiliar nos processos administrativos, várias empresas já adotaram o Compliance como suporte, que vem ganhando cada vez mais espaço e trazendo melhorias em ações internas e externas.

Compliance é uma palavra inglesa que designa o ato de cumprir em conformidade com uma norma ou vontade. É o conjunto de disciplinas para fazer cumprir normas legais ou regulamentares, bem como evitar e detectar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer, garantindo a ética e a moral no ambiente de trabalho.

Com o tempo, esse termo se estendeu para outras áreas, ampliando seu campo de atuação. Na publicidade, esse conceito significa maior segurança e estabilidade para a atuação dos agentes do mercado, num momento em que cresce a responsabilidade das empresas devido às leis aprovadas que estendem às pessoas jurídicas eventuais infrações dos funcionários.

Essa autorregulamentação impacta também as relações entre anunciantes, agências e veículos, norteando as ligações comerciais da publicidade no Brasil e mostrando a importância de uma atuação baseada no respeito e na transparência.

Assegurar a existência dessas políticas, normas e práticas transparentes é fundamental para evitar futuros problemas em nosso mercado e tornar o caminho para o sucesso muito mais curto e sadio.