O mundo digital não é mais uma sequência de Matrix ou um episódio de Black Mirror já é uma realidade e não podemos mais ficar “batendo cabeça no teclado”, esperando o inesperável é preciso estar conectado, online com a sua identidade digital bem planejada e executada.
Porém, as pequenas e microempresas são as que mais sofrem com a falta de adaptação neste mercado e se veem perdidas em meio a tantas possibilidades.
Todos nós sabemos que é na internet que as pessoas comentam, pesquisam e compartilham suas opiniões e sua marca precisa estar neste meio, ouvindo, pesquisando e entendendo o que o seu público busca e quer.
Há um ditado que diz muito sobre isso: “camarão que dorme a onda leva.” O ideal é começar já e deixar de esperar que o “Santo dos Milagres Digitais” ajude a sua empresa, pois isso não vai acontecer. O seu público está online, comentando, pesquisando e querendo comprar a seu produto e para dar start neste processo é preciso contratar um profissional gabaritado que tenha um portfólio com resultados comprovados e expertise para gerenciar sua marca.
Pra você ter ideia, a maior empresa que mais ganha com aluguéis de quartos não tem nenhum apartamento e a marca que mais transporta pessoas não tem nenhum automóvel. Essa é a nossa realidade, onde o conteúdo aliado a uma boa estratégia com estudo de oportunidade ditam as regras.
O que quero dizer com isso? Que devemos ter uma plataforma para colocar todos os conteúdos e assim divulga-los nas redes sociais e canais digitais. A ideia é solucionar a vida das pessoas com informações úteis e relevantes para o seu dia a dia. São conteúdos relacionados ao seu produto.
Existem vários tipo e estilos de sites, por isso, é preciso encontrar o que mais se adapta a realidade da sua empresa e ao seu público-alvo. Independente de ser um App, site, blog, catálogo online, e-commerce, plataforma de vídeo, Inbound, landing page etc. O mais importante é saber o que a sua empresa precisa e como efetivar a ideia. Não existe uma receita pronta. É preciso planejar, criar e executar. Busque informações sobre o seu público e tome decisões sobre cada uma delas. Não adianta oferecer rede de dormir para um público que quer colchões. Pense nisso, pois a melhor saída é planejar e executar.
Cláudio Cordeiro
Publicitário-Advogado-Marqueteiro-Membro ALAP, FENAPRO, SINAPRO/MT E ABCOP.
Diretor Presidente Gonçalves Cordeiro Comunicação Multiplataforma.
Fonte: http://www.folhamax.com.br/opiniao/mais-que-um-site-uma-extensao-da-sua-empresa/132732