Na última sexta-feira (14) o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Mato Grosso e o SINTRAESCO fecharam o acordo de Convenção Coletiva, com a Data Base passando a ter vigência de 1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2016.
Após audiência de Conciliação junto ao TRT as partes fecharam o acordo que era negociada desde março com a entidade patronal. O índice fechou em 6,7%, referente à reposição da inflação do período (INPC).
Este ano, o acordo coletivo foi marcado pelas incertezas do mercado, alta da inflação, suspensão de investimento do poder público estadual, apreensão dos anunciantes em relação ao mercado regional e nacional, forte carga tributária imposta às agências, além da queda da atividade econômica que vem atingindo também outros setores. Baseados neste cenário, que já inclui queda de impostos de trabalho e redução de faturamento das agências, representantes dos trabalhadores e patronais optaram por índices abaixo do INPC, focados na manutenção dos empregos após audiência ocorrida no TRT.
Claudio Cordeiro, Presidente do SINAPRO-MT comentou que a categoria havia aprovado um índice de 6% e que este novo valor, 6,7% foi concedido pela categoria patronal, entendendo haver um maior cuidado com o momento econômico e assim preservar empregos, pois 12% não seria oportuno neste momento assim a Desembargadora, o MP e o Presidente do SINTRAESCO concordaram com o pedido oral feito durante a audiência pelo Cordeiro.
Presidente do SINTRAESCO Noel Inácio da Silva, disse compreender o momento econômico e que a categoria funcional aceitou o valor apresentado devido a outros avanços no Acordo Coletivo deste ano.
Assim, fechou o acordo entre as categorias.