Quando será que meu negócio de conteúdo vai dar certo?
O YouTube pode te dar um monte de placas, mas em qual delas você vai começar a reconhecer que o sucesso chegou para valer?
Dar certo — que conceito subjetivo. Como creator, me vejo constantemente fazendo esta pergunta: quando será que o negócio vai dar certo? Estou neste processo há quase cinco anos, desde que lancei o Finanças Femininas. E por mais que tenhamos realizado uma série de conquistas, sempre fica aquela dúvida — será que a gente um dia vai dar certo?
Em maio, fui convidada pela Bia e pela Dani (obrigada, meninas ❤) para dar uma aula de finanças para criadores de conteúdo dentro do YOUPIX Creators Boost. Quando cheguei lá, vi uma turma maravilhosa de creators, cada um com um projeto mais incrível que o outro. E então ouvi a conversa entre eles: quando será que vai dar certo? Me deu um aperto enorme…
Afinal, o que é dar certo?
É ser selecionado para um programa de aceleração?
Ter 10 mil assinantes? 100 mil? 1 milhão?
Conseguir um primeiro job e ter a validação de que dá para ganhar dinheiro desta forma?
Fechar um contrato de seis dígitos com uma marca gigante?
Sair uma matéria sua no jornal e todo mundo ver?
Aparecer na TV?
Ganhar um programa de TV só seu?
O problema dessa ideia é que ela não tem uma única definição. E cada vez que você consegue conquistar algum destes marcos, percebe que ele não era tão grande assim, e logo parte para o próximo.
É a mesma questão de medir o seu sucesso pelo tamanho do seu salário (ou do job). Antes, a meta era ganhar R$ 50 mil por ano. Depois, parece pouco — você chega lá e quer ganhar R$ 100 mil. E depois, R$ 200 mil. E assim sucessivamente. É apostar uma corrida consigo mesmo, e descobrir que a linha de chegada muda de lugar cada vez que você se aproxima dela.