Quando me perguntam o que é necessário para ser um social media, eu respondo que o mais importante é ter vontade e estar sempre atualizado.
Ser heavy user dessas redes com certeza pode ser considerado um pré-requisito para ser social media, mas não é tudo… Podemos comparar com o fato de que para ser revisor de texto, você tem que saber ler e escrever. Digo isso porque não basta conhecer as redes. É preciso se aprofundar e estar familiarizado com todas as funcionalidades de cada ferramenta.
“O Orkut está ultrapassado” – Será mesmo? Para a maioria de nós sim, mas em muitas regiões do país, o público alvo de algumas empresas utilizam mais o Orkut do que qualquer outra rede social. Isso é só um exemplo de que, ao trabalhar com isso, devemos sempre checar os “achismos” e em alguns casos, rever nossos conceitos. Se algo não serve mais para mim e o meu círculo de amigos, não quer dizer que ele não sirva mais para o resto do mundo..
Voltando à profissão, para trabalhar como social media (seja operador, analista ou manager), não é necessário ter experiência de fato, mas com certeza uma boa base teórica e conhecimentos sobre:
– Termos das redes;
– Ferramentas métricas e de monitoração (não me refiro aos relatórios automáticos do facebook, são uma ótima ferramenta, mas também é importante conhecer scup, analytics, entre outros);
– Plataformas mobile;
– Publicidade – talvez o item mais importante dessa lista (desejável formação, mas não é obrigatório);
– Conhecer ROI (Return of investiment) , CPC (Custo por Clique) e CPM (Custo por mil visualizações);
– Adwords e Adsense;
– Assessoria de Imprensa e Relações Públicas;
-Excelente redação e grande conhecimento da língua portuguesa (e da inglesa, em alguns casos);
– Legislação específica (acerca de leis sobre promoções, concursos, direitos autorais, marcas registradas);
– Conhecer o mercado (quais as maiores agências/grandes nomes da área, participar de eventos específicos, palestras e workshops, além de estar “antenado” nas novas tendências, ferramentas e aplicativos).
Esses são só alguns requisitos interessantes. Não existe uma formação específica com ênfase em redes sociais (apenas pós-graduação, cursos livres e cursos de extensão), mas com certeza em pouco tempo veremos as faculdades adotando isso em sua grade.
Na verdade você não precisa de uma faculdade ou um curso para trabalhar com isso, é recomendado, mas não obrigatório. Você só precisa de determinação e gostar da coisa. Se existe um lugar em que se pode aprender TUDO sobre redes sociais, pode ter certeza que não é em uma sala de aula, mas sim na internet, nas próprias redes! Na internet você pode aprender tudo. Você pode seguir quem é referência e acompanhar suas publicações relevantes, você pode se inteirar sobre o mercado, ações, fusões e estratégias das grandes corporações praticamente em tempo real; Pesquisar e descobrir novos sites e novas ferramentas; Experimentar todos os tipos de aplicativos e descobrir quais seus pontos fortes e fracos; Conversar com pessoas de outros países para saber quais as tendências por lá, Aprender e até se tornar expert em qualquer ferramenta/rede social/aplicativo/coisa, apenas com tutoriais dos blogs e do youtube.
Enfim, existem milhares de coisas para descobrir e aprender. E minha dica de ouro é: Você nunca saberá tudo sobre as redes sociais. O que hoje é tendência promissora, amanhã pode estar ultrapassado. O que é apenas um microblog sem ambições comerciais, pode se tornar uma das redes mais acessadas do mundo. Nada permanece do jeito que está. A comunicação na rede é extremamente instável e em constante mutação evolução. =)
Luis Henrique Bei é social media de uma das maiores empresas de TI do país. Formado em Publicidade pelo Senac, atualmente cursa Produção Publicitária na FMU. Publicitário por profissão e baterista por paixão, adora as redes socais e ama escrever.
FONTE: http://midiapublicitaria.com/profissao-de-social-media-muito-alem-do-facebook/